.

A vida vale muito a pena, por uma série de coisas...
Goiânia, Goiás, Brazil
Psicóloga Clínica, formada pela PUC - Goiás. Formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo e Clínica Dimensão de Goiânia. Psicóloga - Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de Goiás - Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Diálogos de Amor


Trecho do livro: Diálogos de amor de Leão Hebreu

Sofia: Como podes dizer que o verdadeiro amor nasce da razão? Pois sempre ouvi dizer que o amor perfeito não pode ser governando nem limitado por nenhuma razão, e por isso lhe chamam “desenfreado”, porque não se deixa domar pelo freio da razão nem governar por ela.

Fílon: É verdade o que ouviste, mas se eu disse que tal amor nasce da razão não te disse que se limita e guia por esta. Digo-te, pelo contrário, depois de engendrado pela razão cognoscitiva, logo após o nascimento já se não deixa mandar nem governar pela razão da qual foi gerado, mas recalcitra contra a mãe e torna-se, como disseste, tão desenfreado que redunda em prejuízo e dano do amante, porque aquele que tem sincero amor a si próprio se desama.

Grata!

Sobre o autor:Filho de Isaac Abravanel, nasceu em Lisboa, em 1465, tendo vivido também em Espanha e em Itália. Supõe-se que terá morrido em 1534.
Bibliografia
Giuseppe Saitta «La filosofia di Leone Hebreo» in Filosofia Italiana e Humanismo, Veneza, 1928;José Narciso Rodrigues, «A filosofia de Leão Hebreu. O amor e a beleza» in Revista Portuguesa de Filosofia, t. XV, fasc. 4, Braga, 1959, pp. 349-386;José Barata Moura «Amizade humana e amor divino em Leão Hebreu», in Didaskalia, vol. II, fasc. I, Lisboa, 1972, pp. 155-157;Id., «Leão Hebreu e o sentido do amor universal» in Didaskalia,, vol. II, fasc. II, Lisboa, 1972, pp. 375-404; Joaquim de Carvalho, Leão Hebreu Filósofo, in Obras Completas de Joaquim de Carvalho, vol. I, Lisboa, 1978;J. Pinharanda Gomes, A filosofia hebraico-portuguesa, Porto, 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário